sexta-feira, 2 de abril de 2010

Sanshou


Sanshou (散手), que pode ser traduzido literalmente como "mãos livres", ou Sanda (散打), que pode ser traduzido literalmente como "luta livre", é uma forma chinesa moderna de combate mão-a-mão, um sistema de auto-defesa, e um esporte de combate.

Não é considerado um estilo de luta independente, mas um dos componentes das diversas modalidades de arte marcial chinesa, normalmente ensinado integrado às diversas formas de wushu. O termo Sanda é mais antigo e de uso mais comum, quando o governo chinês formalizou e padronizou as artes marciais usou oficialmente o termo Sanshou para designar este aspecto, posteriormente voltando a usar o termo Sanda.

Após a guerra da Coréia onde enfrentou diretamente as tropas americanas o governo chinês percebeu a necessidade de investir em pesquisa e desenvolvimento visando o melhor treinamento de seu exercito e incumbiu ao general Peng Dehuai o comando da pesquisa onde além de especialistas em Artes Marciais de toda China participaram médicos, educadores físicos, e demais pessoas relacionadas a atividades físicas e saúde. O novo sistema deveria observar 3 critérios:

- Simplicidade; - Combate direto; - Efetivo contra oponentes mais fortes.

Quase que paralelamente ao sanshou militar se desenvolveu o sanshou civil e competições clandestinas que acabavam com sérios danos aos competidores e aram quase que um vale tudo ao molde dos primeiros UFCs.

Como treinamento marcial o sanshou ao longo da história na china recebeu vários nomes como Xiangbo, Shoubo, Chaishou, Qiangshou, Jiji, e Daleitai.

Em 1979 o Comitê Chinês de Esportes Nacionais (CCEN)decidiu que o sanshou estaria ligado ao Wushu como esporte de competição. Devido ao espaço de tempo entre seu surgimento e a oficialização pelo governo o sanshou não tinha metodologia de treino, padronização de técnicas e principalmente regras. Até meados dos anos 80 o sanshou como esporte continuou a se desenvolver dentro de colégios e universidades ligadas à educação física, além de experimentação em campeonatos. Em 1982 o CCEN finalmente chegou a uma metodologia de treino e regras para competições que vêm sendo aos poucos modificadas. O primeiro ring era redondo! com 9m de diametro.

quarta-feira, 17 de março de 2010

kung fu fei hok phai


O Fei Hok Phai (estilo da garça em vôo, ou estilo da garça voando ou da garça voadora) é um estilo de Kung Fu originário do sul da China, mais precisamente do Cantão), local onde Chiu Pin Lok (mestre lope) aprendeu diversos estilos de Kung Fu, entre eles Hung Tao Choi Mei Gar, Hun Gar e Mo Gar, e os otimizou criando seu próprio estilo.
O Fei Hok Phai, Estilo da Garça Voando, é caracterizado, dentro da linha Shaolin do Sul, sendo os movimentos ágeis, harmoniosos e perigosos. O estilo recebeu este nome pelo fato de o Grao-Mestre simpatizar com os movimentos elegantes da garça e por ter vindo da China o que simboliza a viagem (o voo) que ele deu para ser um dos pioneiros do kung fu no Brasil na decada de 60, mas ha de se lembrar que o estilo nao da enfase exclusivamente nas tecnicas da garca sendo o tigre, por exemplo, um dos animais mais utilizados em suas formas.
Dentro desse estilo, também são realizados movimentos do Dragão, Serpente, Tigre, Leopardo, Leão, Elefante, Macaco, Cavalo e Raposa.
Graduação:
Cor da Faixa Nível Símbolo na Camisa (ao se concluir a faixa)
Amarela. Apredizagem Básica/Iniciante nenhum
Laranja Iniciante Garça Vermelha
Verde Iniciante Garça Vermelha
Marrom Intermediário Símbolo Vermelho
Azul Intermediário Símbolo Vermelho
Vermelha Avançado Garça e Símbolo Vermelhos
Preta, 1° grau Avançado Garça e Símbolo Vermelhos
Preta, 2º grau Graduado Garça Azul
Preta, 3º grau Graduado Símbolo Azul
Preta, 4º grau Graduado Garça e Símbolo Azuis

Técnicas:
Um dos taolu (seqüencia de movimentos, também denominada "kati" ou "forma") mais significativos dos mais de 34 encontrados no Fei Hok Phai é o Pao Hok Chuan, Movimento da Garça e Leopardo, que tem origem no Hung Tao Choi Mei Gar. Este Kati é composto por técnicas de leopardo, caracterizadas pelo desenvolvimento de velocidade pela grande destreza dos movimentos e por técnicas da Garça, que são caracterizadas por movimentos realizados com leveza, agilidade e harmonia.
Nas técnicas encontradas neste estilo, também estão presentes várias armas típicas, tais como: Gun (kwan, bastão chinês), Dao (tou, facão chinês), jian (espada chinesa), punhais, San Jie Gun (bastão de três seções), quiang (Tcheang, lança de wushu com uma ponta), lança de 2 pontas, lança de pá e lua, Gwan Dao (Kwan Tou, tipo de alabarda chinesa) , corrente entre outros.

sexta-feira, 12 de março de 2010

wushu



Wushu (武術 ou 武术; pinyin: wǔshù) é um termo chinês que literalmente significa arte da guerra. Este é o termo correto para o que no ocidente se passou a chamar erroneamente de kung fu (ver tópico abaixo). Na China o termo Kuo Shu, que significa arte nacional, também é usado, na acepção de arte marcial.
Existem catalogados na China centenas de estilos de arte marcial, e estes podem ser classificados em duas escolas: Waijia ou escola externa, e Neijia ou escola interna. Na primeira se inclui a maior parte dos estilos de wushu, alguns supostamente originários do templo de Shaolin (ou outros templos, como Emeishan, Fukien, Huanshan, para citar os mais famosos). Já a segunda se tornou mais famosa, em teoria, a partir do templo do Monte Wudang, centro que enfatizava estilos tradicionais, alguns muito famosos no Ocidente, como o Pa Kua Chang (Baguazhang), Hsing-I Chuan (Xingyiquan) e o Tai Chi Chuan (Taijiquan); entretanto, algumas modalidades da escola interna, como o I-Chuan, o Hsing-I e o Pakua, não tiveram origem em templos.
Uma reformulação moderna com um intuito esportivo de alto desempenho é o Wushu Moderno, que consiste na criação de Taolus (erroneamente chamados no Brasil de Katis) ou Formas (coreografias) desenvolvidos com as principais técnicas dos estilos do norte e do sul da China e suas armas, exigindo principalmente a execução correta dos movimentos marciais. Jet Li, ator chinês, foi um grande disseminador do esporte pelo mundo e realizou a primeira demonstração do esporte dentro da Casa Branca (Estados Unidos).
Curiosidade:O Jeet Kune Do estilo criado por Bruce Lee teve como fundamento o kung fu.
Paralelamente à reformulação do Kung Fu/Wushu para o foco esportivo de alto desempenho, o Kung Fu/Wushu Tradicional permanece disponível para a prática, tendo inclusive muito mais praticantes do que o Kung Fu/Wushu Moderno. O foco do Tradicional é oferecer uma prática esportiva e marcial para todas as idades, ou seja, ser uma arte inclusiva. O treino do Kung Fu/Wushu Tradicional é composto também por Taolus ou Formas com e sem armas, aplicações de golpes em um ambiente controlado por um instrutor/professor/mestre qualificado, Toi Tchas (lutas combinadas), etc.